terça-feira, 1 de julho de 2008

Cereja no topo da cabeça

Alguém sabe para que serve e como se chama aquela pintinha encarnada que os indianos usam no meio da testa? Eu não sei e enquanto permanecer neste estado de ignorância vou continuar a denominá-la por Pintinha encarnada que os indianos usam no meio da testa.

Na Rua Morais Soares em Lisboa há uma loja de indianos que vende electrodomésticos e roupa juvenil. No meio das máquinas de lavar, dos ecrãs de plasma e das torradeiras, estão agora dois pequenos manequins infantis com traços de Buck Rogers e uma pintinha encarnada no meio da testa.

5 comentários:

Pumba disse...

Deve ser a versão Buck Rogers Bollywoodiana! Essa da pintinha no meio da testa é uma boa pergunta...eu lembro-me de ter perguntado uma vez a uma indiana sobre isso mas foi daquelas explicações que não ajudaram muito...foi uma explicação tipo comer um caldo que não sabe a nada...

Ritinha disse...

Essa pintinha, fiquei eu a saber uma vez após uma longa disussão sexual, é denominada de ponto G. Ou pelo menos foi o que eu presumi depois de me dizerem que "o ponto G. são coisas que põe na cabeça das pessoas...".
Sim, eu também achava que era um pedaço mais abaixo. Parece que não.

Ana disse...

Tilaka, marca sagrada :)

"Tilaka são marcas feitas de argila, ou pó de sândalo, etc., onde o devoto denota no seu corpo a sua corrente devocional, além de proteger-se nos pontos sagrados do seu corpo. Os textos sagrados védicos fazem referências as estas marcas sagradas, de modo que são de grande importância para o devoto, sendo que seu uso está vinculado ao amor por Deus, e não uma forma de discriminar as pessoas ou grupos religiosos. As mulheres casadas usam a Tilak de cor vermelha, podendo ser um minúsculo ponto, ou uma marca do tamanho de uma moeda. Também usam o Bindi, que é uma marca de beleza e feminilidade, com os mais variados motivos. "

"A marca de Tilaka faz parte da indumentária indiana, e está presente como símbolo religioso nos Hindus. Este símbolo origina-se de Bindu, e que em sânscrito quer dizer "ponto". Usualmente, ele é feito na cor vermelha, colocado entre as duas sobrancelhas, etc. Bindi é considerado um símbolo auspicioso, transmitido pela deusa Parvati, significando a energia feminina, também servindo como proteção. O Bindi assinala a situação da mulher casada, mas também é algo decorativo, sendo usado por moças solteiras, sendo feitos dos mais variados materiais. Em todos os casos, a marca na testa tem a ver com o olho interior ou da "terceira visão", e assinala que o verdadeiro mundo não é o mundo material, mas o espiritual."


http://en.wikipedia.org/wiki/Tilaka

Unknown disse...

Ana, agradeço o trabalho de investigação. Assim, enquanto não me esquecer da palavra Tilaka, deixarei de dizer "Pintinha encarnada que os indianos usam no meio da testa" :p Continuo no entanto intrigado... que tipo de espiritualidade terá um manequim para lhe colocarem a Tilaka?

Magucha disse...

Não conheces a piada? É uma raspadinha! =)

(bqfnu)